Após divulgação do ex BBB Matteus Amaral ter ingressado na faculdade através do sistema de cotas ao se declarar negro, a polêmica seguiu nas redes sociais e envolvendo outras pessoas.
O economista Gil do Vigor acabou no olho do furacão. Isso após Gil fazer um post sobre políticas da educação e acabou sendo acusado de estar defendendo Matteus. Ele negou que estaria defendendo Matteus e que sua publicação era apenas referente a temática.
“Agora pronto… Não posso falar sobre educação pois as pessoas se doem. Deixa eu esclarecer algo: Não cito e nem citarei nomes pois não cabe a mim, mas temas que cabem a mim, eu sempre pontuarei sim”, disparou Gil.
Agora pronto… Não posso falar sobre educação pois as pessoas se doem. Deixa eu esclarecer algo: Não cito e nem citarei nomes pois NÃO CABE A MIM mas temos que cabem A MIM, eu sempre pontuarei sim. Aprendam que seres humanos erram e através destes momentos, precisamos levantar…
— GIL DO VIGOR (@GilDoVigor) June 14, 2024
Para finalizar, Gil também disse que deve-se aproveitar dos erros cometidos para que as pautas em questão se tornem discutíveis, que é o que ele estaria tentando fazer com suas postagens.
A universidade confirmou que Matteus usou o sistema de cotas que é destinado a pretos, pardos, indígenas e quilombolas na tentativa de promover uma igualdade social diante do racismo estrutural presente no país, se declarado preto.
O gaúcho publicou em seu perfil um vídeo com uma voz feminina de fundo que dizia que a descoberta não daria em nada. Com a continuação da repercussão, um nota alegando que sua matrícula havia sido feita por terceiros foi publicada em seu perfil.
Além disso, ele também aparece um um vídeo alegando que estariam praticando maldades contra ele, tentando eliminar todas as coisas boas que ele demonstra ser.