Neste último domingo, dia 15 de setembro, Datena foi expulso do debate que ocorreu na TV Cultura após ter agredido Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada.
O debate ocorreu entre os candidatos da Prefeitura de São Paulo, e após uma troca acalorado de insultos, a agressão ocorreu por parte de Datena.
A situação aconteceu após Marçal ter feito um questionamento para Datena sobre sua candidatura, perguntando quando ele ‘pararia com a palhaçada’. Ele também fez acusações de que o apresentador abandonava as entrevistas.
Datena, visivelmente irritado, chamou Marçal de “bandidinho” e afirmou que as acusações contra ele já haviam sido arquivadas por falta de provas.
Durante a réplica, Marçal continuou provocando Datena, chamando-o de “arregão” e lembrando um incidente anterior, ocorrido em outro debate , quando o comunicador teria ameaçado agredi-lo.
O clima esquentou e, em seguida, Datena foi visto nas imagens do debate agredindo Marçal com o que parecia ser uma cadeira. O moderador Leão Serva interrompeu o debate e anunciou um intervalo comercial. “Nossos comerciais, por favor”, pediu ele.
Ao retornar, Serva informou que Datena havia sido expulso do encontro devido à agressão física, conforme previsto no regulamento. “A decisão da televisão foi expulsar o candidato Datena do debate”, declarou, ao falar sobre o assunto.
Marçal, por sua vez, deixou o debate alegando mal-estar e foi encaminhado para um hospital. Ele também recebeu uma advertência por parte da organização por sua agressão verbal a Datena.