Nesta última sexta-feira, dia 13 de janeiro, uma criança de apenas 12 anos de idade foi encontrada morta em sua própria casa após ter participado de um desafio das redes sociais. Ela tentou reproduzir um desafio que está sendo amplamente divulgado no TikTok.
Enquanto realizava uma chamada de vídeo com alguns de seus amigos, a menina, identificada pelo nome de Milagros Soto, chegou a amarrar um objeto em seu pescoço e se enforcou.
Uma equipe de saúde foi acionada e chegou a ir até o local, mas quando chegaram, já se depararam com Milagros sem vida. Ao ser encaminhada para o IML (Instituto Médico Legal), se comprovou que a causa de sua morte foi por conta de uma asfixia mecânica causada por enforcamento.
O desafio que está sendo amplamente divulgado no TikTok se chama ‘Desafio do Blackout’ e consiste em prender a respiração com um objeto no pescoço até desmaiar.
Milagros residia na Argentina. Existem relatos de casos parecidos em ao menos outros três países: Estados Unidos, Itália e Reino Unido.
Na grande maioria das vezes, os incidentes envolvem menores de idade, principalmente, crianças de até 12 anos de idade.
A família de Milagros lamentou duramente a sua perda através das redes sociais e buscou alertar outros pais sobre os riscos que seus filhos podem estar correndo ao utilizarem esses recursos sem supervisão por parte dos adultos.
Muitos desejam que ela descanse em paz.