A série da Rede Globo chamada “Sob Pressão” recebeu duras críticas dos profissionais de saúde, o que são os principais personagens reportados na trama. Além das criticas, o Conselho de Enfermagem fez uma manifesto contra a emissora.
De acordo com o Conselho de Enfermagem de SP, o Coren, os profissionais de saúde foram retratados de forma menosprezada e rejeitada na série. O Coren protestou contra a série “Sob Pressão” e uma matéria feita pelo G1.
A matéria publicada pelo portal G1, relatava uma reportagem com o professor Eduardo Grin, que declara que existe uma hierarquia no setor da saúde onde os médicos são superiores aos enfermeiros, estando eles no topo. O Coren, porém, rebateu a reportagem e criticou o professor por ter tirado a independência dos profissionais de saúde, além de ter tirado a autonomia.
Já sobre a série da emissora, o Coren relata que eles estão tendo uma visão errada da profissão, onde, segundo eles, mostra uma visão egocêntrica dos médicos, favorecendo e centralizando a atenção da narrativa apenas nos médicos, desfavorecendo assim os outros profissionais de saúde.
No ano de 2017, o Coren também escreveu uma carta para a emissora, onde relatou que os profissionais de saúde não estavam sendo retratados de forma adequada.
A carta foi aberta e declarou que a Rede Globo estaria transmitindo uma informação inadequada das equipes médicas, menosprezando os profissionais elementares que também tem um papel importante no cuidado à população.
Confira abaixo a carta aberta publicada pelo Coren para a Rede Globo: