O cantor sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, vem enfrentando um fim de ano preocupante, isso porque o artista está com a saúde abalada.
De acordo com as informações repassadas para o portal de notícias, ‘UOL’, após ser diagnosticado com uma doença pulmonar conhecida como ‘Foco de Vidro’, que provavelmente foi causada pela Covi-19 e pelo uso do ‘Vape’, cigarro eletrônico, Zé Neto acabou sendo diagnosticado com outra enfermidade.
O cantor precisará se ausentar dos palcos para tratar da monilíase oral, causada por uma espécie de fungo oportunista que aproveita quando o paciente vive um quadro de queda da imunidade.
O infectologista Alexandre Naime, do Hospital das Clínicas de Botucatu, explicou que uma pessoa pode ter o fungo por muito tempo, mas sem que ele se manifeste, contudo, basta o paciente apresentar algum problema de saúde que prejudique a imunidade para que a monilíase oral se manifeste.
“Ele se aproveita de uma situação de queda de imunidade, para se instalar. Uma pessoa que está sem nenhum tipo de anomalia pode até ter a presença do fungo, mas ele não se manifesta. Já para quem tem problemas crônicos de imunidade, ou está fazendo tratamentos que afetam o sistema imune, como a quimioterapia, é mais comum aparecer”, afirmou Alexandre.
O infectologista afirmou que no caso de Zé Neto, o surgimento da monilíase oral, deve ter sido ocasionada pelo uso de corticoides para tratar o “Foco de Vidro”, no pulmão e que provavelmente de maneira inalatória, o que teria provocado a baixa imunidade oral favorecendo o surgimento do fungo.
Sintomas da monilíase oral:
- Placas brancas na boca, língua e céu da boca;
- Dor e incômodo no local;
- Dificuldade para mastigar e engolir.
Tratamento:
A doença é tratada a base de bochechos com medicações antifúngicas e com medicamentos antifúngicos orais.
Os shows da dupla sertaneja estão cancelados.