O portal Uol divulgou, com exclusividade, um levantamento da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional que detalha quais são as dívidas de entidades religiosas com a União. É verdade que o estado brasileiro isenta estas entidades de uma série de impostos, mas não é tudo.
Segundo o documento, cerca de 9.230 instituições religiosas possuem dívidas ativas com a União atualmente. Deste número, apenas 16 entidades concentram mais de 80% da dívida. Dentre essas entidades, algumas são bastante conhecidas.
Para se ter ideia, segundo o levantamento, das 16 entidades, nenhuma deve menos de R$20 milhões. Os números foram detalhadamente expostos em um gráfico, feito pela reportagem do Uol.
Igrejas e entidades religiosas são isentas de impostos no Brasil, mas essas dívidas advém de investigações do Ministério Público. Nesses casos, a Receita Federal entende que as Igrejas movimentam valores acima do que realmente recebem e isso gera suspeitas de que as Igrejas também atuam como empresas.
Dessa forma, as dívidas são referentes ao CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido) e a imposto de renda. Os valores representam, no total, quase R$2 bilhões. No entanto, os valores não devem ser recebidos pelos cofres públicos. Desde março, o presidente Jair Bolsonaro assinou o perdão a dívidas de instituições religiosas.
O perdão foi articulado por David Soares, que é filho de R.R. Soares, e atua como deputado. O perdão atinge não apenas a Igreja do pai do deputado, como diversas outras, como o gráfico mostra.