Quando você ouve falar em celulite logo pensa em estética; concorda? Pesadelo das mulheres que querem manter a boa forma, a celulite que compromete a beleza corporal, na verdade se chama fibro edema gelóide e não tem nada a ver com a infecciosa.
A celulite infecciosa traz muito mais risco para a sua saúde do que você pode imaginar. Também conhecida como celulite bacteriana, se desenvolve quando algum tipo de bactéria consegue penetrar na pele, causando infecção nas camadas mais profundas da pele.
O quadro da celulite infecciosa causa vermelhidão intensa na pele, dor constante, inchaço e acomete principalmente os membros inferiores.
Caso não seja tratada de maneira correta, a celulite pode se agravar, causar septicemia, que causa a infecção generalizada e pode levar a morte em poucas horas.
Principais sintomas:
- Dor no local;
- Regiões extensas avermelhadas pelo corpo;
- Febre superior a 38 graus;
- Inchaço na pele e em alguns casos pode ocorrer o aparecimento de pus;
- Ínguas perto do local acometido.
Além destes citados acima, estes sintomas aparecem em casos mais graves:
- Tremores;
- Arrepios;
- Fadiga;
- Tontura;
- Sudorese;
- Dores musculares;
- Sonolência;
- Aparecimento de bolhas.
Caso você identifique alguns destes sintomas acima procure pelo serviço médico de urgência, ou o seu médico de confiança. Procure o quanto antes o tratamento adequado para o combate da celulite infecciosa, que geralmente conta com o uso de antibióticos.
São as bactérias do tipo Staphylococcus ou Streptococcus que causam a celulite infecciosa e afeta mais comumente pessoas com feridas pós-cirúrgicas, cortes e picadas quando não são corretamente tratadas.