A decisão da “Anvisa” de interromper os testes da vacina CoronaVac, desenvolvida por uma indústria farmacêutica chinesa em parceria com o Instituto Butantan, causou perplexidade na sociedade médica e científica no Brasil.
O aviso da Anvisa sobre a suspenção dos testes aconteceu na noite desta segunda-feira (9). A agência alegou que a medida precisou ser tomada após o “evento adverso grave”, que acometeu um dos voluntários que se colocou a disposição do estudo clínico da CoronaVac como um dos possíveis imunizantes contra a Covid-19.
Na manhã desta terça-feira (10), em entrevista coletiva que aconteceu em São Paulo, Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, alegou que a causa do óbito do voluntário não tinha nada a ver com o teste da vacina e que a Anvisa já havia sido informada a respeito através de um relatório detalhado.
A Anvisa foi avisada a respeito da morte do voluntário e da suposta causa do óbito no último dia 6 de novembro, afirmou Dimas Covas, que se mostrou indignado como vem sendo tratado de maneira irresponsável a segurança dos testes que são de extrema importância para uma possível distribuição da vacina à população brasileira.
Ainda segundo os médicos e especialistas presentes na coletiva de imprensa, os resultados da pesquisa realizada no Brasil vão ajudar os cientistas de todo o mundo que buscam incansavelmente um medicamento eficaz contra a Covid-19.
Quanto mais tempo os testes ficarem impossibilitados de acontecer, maior será a demora para disponibilizar a vacina a fim de imunizar a população, trazendo um grande prejuízo à vida dos brasileiros.
Entretanto, por causa da grande polêmica a respeito da suspensão dos testes da vacina a causa da morte do voluntário veio à tona. O homem de 33 anos cometeu suicídio, conforme mostra o boletim de ocorrência.
Influência política
A interferência da Anvisa assustou a comunidade cientifica brasileira, que acredita que a agência pode estar sob influência política. Nesta terça-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro chegou a se mostrar satisfeito e segundo o site da revista “IstoÉ”, até comemorou a notícia através de uma rede social, confira:
A vida é a melhor opção
Você não está sozinho, se estiver precisando de ajuda saiba que existem pessoas que estão a sua disposição. Sua vida é rara, não desista! Precisando entre em contato com o CVVV – Centro de Valorização da Vida.