Para tratar o Transtorno de Déficit de Atenção e compulsão alimentar, Maria Luiza Silveira, esposa do ator Paulinho Vilhena, fazia uso de Venvanse. Ela contou em entrevista que uso não se tornou mais saudável, virou risco.
Sabendo ela, o ator ajudou ela a sair desse vício. O medicamento que era usado por ela possui anfetamina e é liberado desde 2010 para uso sob prescrição médica.
O alerta do psiquiatra Fábio Aurélio Leite, do Hospital Santa Lúcia, é para os possíveis efeitos colaterais que o uso do medicamento traz ao corpo do paciente prescrito.
“Ele aumenta a energia, o otimismo e a agitação psicomotora. O Venvanse é benéfico se for usado de acordo com a prescrição médica. Contudo, pode ser gatilho para paranoia grave, psicose ou bipolaridade em pessoas com predisposição para transtornos”
O médico ainda faz o alerta para uma possível sobrecarga no fígado. A condição já foi vista por ele em alguns pacientes que ele atendeu com comprometimento do órgão.
Seguindo o relato de alerta, Fábio descreveu quadros de aumento da irritabilidade, agressividade e impulsividade. Levando em consideração que todos estes efeitos podem variar de pessoa para pessoa.
Durante a entrevista ao Take Your Shoes Off ela falou que convivia com a medicação como sinônimo de orgulho. Maria Luiza descrevia como algo que ela amava.
Ainda na entrevista, ela deixou o alerta para que as pessoas tomem cuidado com o alto nível atrativo do remédio.