Dalvina Borges Ramos é uma doméstica que reside na região da Vila Matilde, na zona Leste da capital de São Paulo. E em meados de 2016, a sua casa ganhou um prêmio internacional e vendeu na categoria de uma das melhores construções do mundo. O prêmio chamado de ‘Building of the Year 2016’, elege as 14 melhores construções ao redor do globo.
A casa foi projetada do zero pelo escritório Terra e Tuma Arquitetos. Construída no terreno da antiga casa da moradora, a construção terminou em 2014, levando apenas seis meses para ser feita. O orçamento era apertado, apenas 150 mil reais. Dalvina economizou durante trinta anos para conseguir ter sua própria casa.
O arquiteto Pedro Tuma contou que a casa foi feita com bloco aparente e que até mesmo o chão é de concreto. O principal do local é a iluminação e a ventilação. A empresa preza para que seus clientes possam viver bem sem gastar muito.
Com 95m² de área construída, existem dois quartos, cozinha, sala de TV, jantar e a garagem. Ainda existe uma suíte para vizinhas e uma laje em que se tem uma horta.
Pedro conta que o prêmio foi importante para mostrar que é possível realizar bons projetos sem orçamentos considerados exorbitantes.
Atualmente, Dalvina, vive com muito mais qualidade e prazer. Ela realizou um de seus maiores sonhos, o de ter uma bela e confortável casa.