O câncer de traqueia é um tipo raro de câncer de pulmão, às vezes conhecido como câncer brônquico. Isso ocorre porque a traqueia tem dois ramos conhecidos como brônquios, e é neles que a doença geralmente começa.
A maioria dos tumores que começam na traqueia ou brônquios é cancerígeno.
Vários tipos de tumores cancerígenos afetam a traqueia ou os brônquios. Cada um deles reduz o fluxo de ar para os pulmões, estreitando a abertura da traqueia.
O carcinoma espinocelular é o tipo mais comum de câncer de traqueia. É causado principalmente pelo fumo. Ele se multiplica e pode causar sangramento e úlceras na traqueia. Afeta mais homens (com mais de 60 anos) do que mulheres.
Causas do câncer
Não se sabe o que causa cada tipo de câncer de traqueia. No entanto, em alguns casos, a idade e o tabagismo são fatores de risco.
Sintomas de câncer traqueal
- voz rouca;
- dificuldades respiratórias;
- dificuldade em engolir;
- infecções frequentes no peito ou febre;
- respiração barulhenta ou chiado no peito.
Ter um ou mais desses sintomas não significa que você tem câncer, mas é melhor consultar o seu médico. Quanto mais cedo o câncer for detectado, melhores serão as chances de tratá-lo com sucesso.
Testes e Diagnóstico
O diagnóstico do câncer de traqueia pode ser difícil e demorado – os sintomas são semelhantes a outras doenças, como asma, e se desenvolvem lentamente.
Tratamentos
Os cânceres de traqueia são difíceis de tratar com cirurgia. Os tratamentos geralmente incluem quimioterapia e radioterapia.