Brasil pode ter onda de frio mais extrema do século, com neve e sensação de -25°C; alerta para possível clima extremo

Especialistas recomendam cuidados especiais com a saúde.

ANÚNCIOS

O Brasil está sob o alerta de ‘Clima Extremo’, a entrada de uma massa de ar polar intensa pode provocar a temperatura mais baixa do século no Brasil.

ANÚNCIOS

De acordo com as informações repassadas pelo portal de notícias online ‘UOL’, nas regiões mais extremas dos estados do sul do Brasil a sensação térmica pode chegar a -25°C, com grande possibilidade de precipitação de neve.

A partir deste domingo (25) as temperaturas começam a cair, a massa de ar polar deve começar a surtir efeito a partir da próxima terça-feira (27) e fazer com que as temperaturas despenquem, e isso deve se estender até o próximo dia 31.

ANÚNCIOS

Caso a previsão seja confirmada, cidades dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Região Serrana do Rio de Janeiro e Espírito Santo, podem enfrentar geadas com sensação térmica de 0°C.

Portais especializados na previsão do tempo, como por exemplo, Climatempo, Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e MetSul Meteorologia, confirmam as previsões de frio extremo.

Há previsão de neve nas serras gaúchas e catarinenses e de geadas nas mais diversas regiões do Brasil. Passa a ser urgente a necessidade do poder público e de governos locais de criarem uma rede de apoio, acolhimento e assistência  à população socialmente vulnerável, principalmente para  aqueles que vivem em situação de rua.

Os especialistas em clima afirmam que a massa de ar polar provocará queda de temperatura brusca com o poder de causar hipotermia e levar as pessoas desabrigadas à morte em várias cidades do país. Regiões Metropolitanas como a cidade de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, podem ser afetadas com temperaturas baixas e bater recordes de frio.

ANÚNCIOS

A umidade do ar também deve entrar em níveis críticos, nas horas mais quentes do dia é preciso manter-se hidratado, a amplitude térmica deve aumentar a sensação de frio no fim do dia, durante a noite e pela manhã.

Caso a previsão se confirme, a friagem deve ser sentida em todo o Brasil, alguns estados com maior intensidade, outros com menor queda da temperatura.

 

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.