O Brasil está sob o alerta de ‘Clima Extremo’, a entrada de uma massa de ar polar intensa pode provocar a temperatura mais baixa do século no Brasil.
De acordo com as informações repassadas pelo portal de notícias online ‘UOL’, nas regiões mais extremas dos estados do sul do Brasil a sensação térmica pode chegar a -25°C, com grande possibilidade de precipitação de neve.
A partir deste domingo (25) as temperaturas começam a cair, a massa de ar polar deve começar a surtir efeito a partir da próxima terça-feira (27) e fazer com que as temperaturas despenquem, e isso deve se estender até o próximo dia 31.
Caso a previsão seja confirmada, cidades dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Região Serrana do Rio de Janeiro e Espírito Santo, podem enfrentar geadas com sensação térmica de 0°C.
Portais especializados na previsão do tempo, como por exemplo, Climatempo, Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e MetSul Meteorologia, confirmam as previsões de frio extremo.
Há previsão de neve nas serras gaúchas e catarinenses e de geadas nas mais diversas regiões do Brasil. Passa a ser urgente a necessidade do poder público e de governos locais de criarem uma rede de apoio, acolhimento e assistência à população socialmente vulnerável, principalmente para aqueles que vivem em situação de rua.
Os especialistas em clima afirmam que a massa de ar polar provocará queda de temperatura brusca com o poder de causar hipotermia e levar as pessoas desabrigadas à morte em várias cidades do país. Regiões Metropolitanas como a cidade de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, podem ser afetadas com temperaturas baixas e bater recordes de frio.
A umidade do ar também deve entrar em níveis críticos, nas horas mais quentes do dia é preciso manter-se hidratado, a amplitude térmica deve aumentar a sensação de frio no fim do dia, durante a noite e pela manhã.
Caso a previsão se confirme, a friagem deve ser sentida em todo o Brasil, alguns estados com maior intensidade, outros com menor queda da temperatura.