Neste domingo, dia 8 de janeiro, 8 dias após Luiz Inácio Lula da Silva tomar posse como presidente do Brasil, uma série de invasões estão sendo o grande destaque do dia. Milhares de pessoas invadiram a praça dos três poderes e causando depredação no patrimônio público.
As imagens que foram transmitidas ao vivo na televisão e através das redes sociais causaram revolta em grande parte da população brasileira, que não compactua com este tipo de ato.
Os vídeos que circulam pelas redes sociais deixam claro toda a destruição que essa grande massa de pessoas causaram no Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal e no Planalto. Veja a seguir a publicação feita por Bolsonaro.
Além da destruição de móveis nos três prédios, houve um grande número de janelas quebradas. O prejuízo ainda não foi calculado e Congresso e STF ficarão fechados na próxima segunda, dia 9.
Após a atuação das forças de segurança pública que expulsaram essas pessoas dos prédios públicos, até o momento se contabiliza cerca de 150 pessoas presas pela polícia.
No meio da noite, cerca de 6 horas após as invasões o ex-presidente Bolsonaro, que está nos Estados Unidos, se manifestou sobre os atos de vandalismo através de suas redes sociais.
No Twitter, o ex-presidente escreveu uma mensagem repudiando os atos de vandalismo como aqueles que foram cometidos por manifestantes nos anos de 2013 e 2017.
Ele ainda repudiou as acusações sem provas que estão fazendo contra ele.
Veja a publicação de Bolsonaro:
– Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra.
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) January 9, 2023
Segundo Rosa Weber, responsáveis por depredação serão ‘exemplarmente punidos’.