Robson está preso na Rússia há cerca de dois anos. De origem simples, ele viajou para o país com a esposa para trabalhar como motorista do jogador de futebol que atuava como volante do time Spartak de Moscou (RUS). De acordo com o site IstoÉ, Robson Nascimento de Oliveira, de 48 anos, está detido na Unidade Penal de Kashira, na Rússia.
O motorista foi preso ao chegar na Rússia, ainda no aeroporto, com Robson foi encontrado medicamentos considerados ilegais pelas leis daquele pais. Contudo, ele não sabia que tais remédios eram proibidos na Rússia e os levava a pedido da esposa de Fernando, os medicamentos eram para o sogro do jogador.
Desde então a vida da família de Robson se tornou um verdadeiro pesadelo e há quase dois anos lutam para conseguir a liberdade do motorista.
Bolsonaro já havia se comprometido a negociar a liberdade de Robson e deu andamento a um acordo com o presidente Putin para que o motorista possa ser liberado.
O presidente Jair Bolsonaro enviou uma carta no último mês de outubro solicitando que Robson seja libertado e Putin teria sinalizado positivamente para um acordo visando a liberação do brasileiro.
Na missiva, Bolsonaro ressaltou que Robson não tinha conhecimento das leis da Rússia e que por isso acabou entrando com os remédios naquele país. Vale ressaltar que o documento foi levado a Moscou pessoalmente pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad.