O mundo está enfrentando um aumento no número de casos de hepatite misteriosa, que está atacando diversas crianças. E no Brasil, existem 64 casos considerados suspeitos. E um destes casos, o primeiro no Rio Grande do Norte, acabou resultando no falecimento de um bebê de 4 meses. Ele faleceu no dia 17 de maio, em uma unidade de saúde de Mossoró.
“Aguardamos ainda resultados de exames para fechar o diagnóstico. Mas é muito cedo falar em uma hepatite misteriosa ou hepatite de etiologia desconhecida”, esclareceu Morgana Dantas, secretária de saúde de Mossoró.
Ainda foi informado que a bebê estava apresentando sintomas como tosse, febre, pneumonia e dificuldade para respirar. Além disso, a criança tinha síndrome de Down, lesão nos rins e problemas no coração.
A secretaria chegou a dizer que foi feito de tudo para se manter esse bebê vivo, mas não se obteve sucesso.
Foi dito que a conclusão de investigação de um caso suspeito deveria ser finalizada nesta última terça-feira, dia 24 de maio.
O Estado que mais possui casos suspeitos de hepatite misteriosa infantil é São Paulo, com 24 casos estando em investigação.
Os pais devem ficar alertas aos seguintes sintomas caso os seus filhos apresentem: olhos amarelados, vômitos, diarreia e dor abdominal. Se perceberem que seus filhos estão com alguns destes sintomas, o melhor a fazer é levar a criança rapidamente para uma unidade de saúde.
Muitos estão preocupados, pois ainda não se sabe as causas dessa doença.