As mudanças climáticas podem ser facilmente observadas com comparativos de temperaturas mundo afora. No Canadá, um país conhecido por temperaturas baixas e amenas, o calor já se tornou um problema de saúde pública.
Nos últimos dias, o país registrou 233 mortes repentinas que estão sendo atribuídas ao calor excessivo. As temperaturas, que já não são novidades para alguns países, como o Brasil, são radicais para outros lugares do mundo, como Canadá e o noroeste dos Estados Unidos.
Além dos prédios do país não serem projetados para calor intenso, o próprio organismo das pessoas pode entrar em colapso com a mudança de temperatura. Por lá, até mesmo postos de vacinação da covid-19 precisaram ser suspensos em função do calor.
“As consequências são desastrosas para as famílias e comunidades“, afirmou John Horgan, primeiro-ministro da província da Colúmbia Britânica. Horgan também pediu que a população permaneça vigilante.
Para se ter ideia da mudança brusca de temperatura, durante este período do ano, as temperaturas do país costumam estar em 21ºC, muito abaixo dos 49,5º C registrados nos últimos dias.
Outro problema que o país tem registrado é que as temperaturas não tem baixado nem mesmo a noite. Assim, não há um intervalo para que o corpo se recupere das altas temperaturas. A região tem estimulado os moradores a permanecerem em casa.
A região não tem oferta de ventiladores e ar-condicionados suficiente para dar conta do problema, além disso o país tem registrado focos de incêndio.