O que é borborigmo?
O borborigmo refere-se aos sons característicos de rosnado ou ronco que o estômago e os intestinos emitem à medida que alimentos, fluidos e gases passam por eles. Em geral, quando alimentos ou líquidos são ingeridos, eles viajam pelo esôfago até o estômago, onde então entram nos intestinos delgado e grosso. Durante a movimentação desses conteúdos, pode-se perceber sons de resmungos, ou borborigmos. O borborigmo também pode ser referido como ruídos intestinais.
O que causa o borborigmo?
O borborigmo é um som comum que pode ser ouvido durante a digestão, geralmente causado pela presença de alimentos, líquidos ou gases circulando pelo estômago e intestinos.
Embora o borborigmo seja geralmente uma ocorrência inespecífica, também pode resultar em uma preocupação. Algumas condições associadas ao borborigmo incluem diarreia, alto consumo de adoçantes, doença celíaca e intolerância à lactose.
Um caso de diarreia é uma causa comum de ruídos estomacais muito altos ou excessivos. Com a diarreia, geralmente há um aumento das contrações musculares no estômago e no intestino delgado, resultando em um borborigmo significativo. Da mesma forma, uma dieta rica em frutose e sorbitol, adoçantes comumente usados em refrigerantes e sucos, também pode causar ruídos estomacais muito altos.
O borborigmo também pode resultar da doença celíaca, uma condição digestiva em que a ingestão de glúten, uma proteína encontrada no trigo, causa uma reação autoimune no corpo que pode danificar o intestino delgado. Junto com o borborigmo, a doença celíaca pode causar dor abdominal, distensão abdominal e gases excessivos.
Com intolerância à lactose, o corpo é incapaz de digerir a lactose, um açúcar encontrado no leite. Depois de consumir produtos lácteos, os indivíduos com intolerância à lactose podem apresentar não apenas borborigmo, mas também dor abdominal, náusea, diarreia e flatulência.
Finalmente, um indivíduo pode sentir roncos ou roncos estomacais muito altos se não comer por um longo período e se o estômago e os intestinos estiverem vazios.
Como o borborigmo é diagnosticado e tratado?
Em geral, não há diagnóstico ou tratamento específico para o borborigmo, pois é uma ocorrência comum. No entanto, se houver suspeita de um certo distúrbio gastrointestinal, geralmente é realizada uma revisão do histórico médico e um exame físico.
Beber água, comer devagar e evitar alimentos que produzam gases geralmente ajuda a diminuir a ocorrência de borborigmo audível. Se, no entanto, o ronco do estômago é causado por algum problema de saúde, o tratamento visa resolver a condição específica.