A morte de João Victor Santos Mapa, menino de apenas 10 anos, continua causando choque e espanto não apenas na família, mas em pais de todo o país. O menino, segundo a família, morreu após reproduzir um desafio que se tornou popular em aplicativos de vídeos.
Segundo a família, o menino entrou dentro do guarda-roupa para inalar desodorante aerosol. O desafio se popularizou entre crianças e adolescentes, nas redes sociais. A “brincadeira” no entanto é muito perigosa porque pode causar asfixia e intoxicação.
No caso do menino João, segundo a família, o menino foi encontrado pelo irmão. “Quando o irmão abriu a porta do guarda-roupa ele [João Victor] caiu”, descreve a avó do menino, Elaine Aparecida Silva.
Segundo a avó, a família não suspeitava do que estava acontecendo e, a princípio, pensou apenas que o garoto estivesse se escondendo. A família pediu socorro e agentes do Samu chegaram a tentar reanimar João, mas o menino morreu em casa.
“João foi uma criança muito esperta, uma criança muito inteligente, uma criança desbravadora. Ele queria sempre ver novidades”, lamentou a avó. A morte do menino gerou uma onda de preocupação com desafios na internet.
O caso causou comoção em todos os envolvidos e também em conhecidos e vizinhos da família. A família precisou ser contida pela PM porque, em razão do forte nervosismo, atrapalhava a ação dos socorristas da Samu. Apesar dos esforços, o menino não resistiu e morreu no local.