Morreu aos 90 anos de idade, com Alzheimer, infecção urinária e DPOC, a atriz Marina Miranda. A atriz e comediante era nome carimbado nos programas de humor dos anos 80 e 90 na Globo. Ela esteve presenta na Escolinha do Professor Raimundo e em alguns quadros de Os Trapalhões.
A atriz estava com doença pulmonar conhecida também como DPOC, sigla para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Essa patologia ocorre quando os brônquios ou bronquíolos inflamam. Quando isso acontece, há dificuldade na troca de gases para respirar. Isso acontece por bronquite ou enfisema pulmonar.
Fumar é o principal causador dessa doença, sendo assim, para evitar uma DPOC é fundamental que a pessoa não fume, ou caso tenha esse hábito, deve parar imediatamente. A fumaça do cigarro destrói as vias respiratórias, causa falta de ar, tosse e chiado.
Fique atento a esses sintomas que podem indicar uma DPOC: produção de catarro, respiração ofegante e rápida, sentir o peito com ruído ou chiado, ter falta de ar com piora constante, produzir excessivamente catarros no período da manhã, pouca energia e disposição, perda de peso, pés, pernas e tornozelos inchados. Procure um médico imediatamente se surgirem esses sintomas.
Dependendo do caso, quem indicará os melhores procedimentos é um pneumologista. O objetivo dele é aliviar o avanço dessa doença. O ponto fundamental é parar de fumar, em seguida haverá a receita de remédios e até fisioterapia respiratória.