O Conselho Regional de Educação Física da Primeira Região protocolou notícia-crime contra a artista Pabllo Vittar por prática ilegal da profissão. A denúncia se baseou em vídeos nos quais Pabllo aparece fazendo exercícios físicos em suas redes sociais.
De acordo com o documento, protocolado pelo CREF1, Vittar é acusada de “orientar e prescrever” treinos. Esse tipo de atividade, no entanto, é prerrogativa do profissional de educação física, formado no curso superior de mesmo nome.
Como exemplo, o CREF1 chega a anexar o seguinte arquivo, republicado por outra página no Instagram:
https://www.instagram.com/tv/CC6URwaJ7E7/
O texto ainda esclarece que o Órgão tem recebido constantes denúncias contra internautas que criam conteúdo “prescrevendo” exercícios e, fazendo uso de suas atribuições legais, tomou a decisão de entrar com representação contra a artista.
Em sua defesa, Pabllo respondeu a coluna de Léo Dias, no site Metrópoles, afirmando que a denúncia é “inverídica e infundada”. Na nota, Vittar afirma, por meio de assessoria, que o vídeo reflete apenas sua própria rotina de exercícios.
O comunicado afirma ainda que a artista deixa claro, ao longo do vídeo, que não é profissional de educação física. O documento afirma que a gravação em questão, anexada na denúncia, é apenas uma forma de inspirar os seguidores.
O documento foi enviado ao Ministério Público do Rio de Janeiro, que deve avaliar o caso e determinar se a denúncia vai ser acatada ou não. A artista preferiu não se manifestar diretamente e comentou o caso apenas através de sua assessoria de imprensa.