O sábado foi delicado para cinco países da América Latina atingidos por terremotos. Os governos de Peru, México, Equador, Chile e Argentina já confirmaram ter registrado abalos.
O Peru foi o país a registrar o abalo mais severo. Segundo o Instituto Nacional de Defesa Civil, o terremoto registrado no país atingiu 7.0 na escala richter, tendo como epicentro a região de Tumbes.
Ainda de acordo com o Instituto, não foram registradas mortes até o momento. Também não foram reportadas pessoas feridas em decorrência do tremor. O mesmo, infelizmente, não aconteceu no Equador.
O país teve como epicentro dos tremores a cidade de Balao. O maior registro do dia foi de 6.5, segundo o governo do país. Além disso, o Equadro confirmou a morte de doze pessoas em razão dos tremores.
“Com todas as entidades governamentais estamos a desenvolver ações de apoio às províncias afetadas pelo terremoto e pelas fortes chuvas. Agradecemos aos governadores, prefeitos, prefeitos e lideranças sociais e sindicais que se somam a esse esforço”, declarou o vice-ministro de governo do Equador, Marío Francisco Cuvi Santacruz.
Já segundo o governo chileno, houveram seis reportes de terremoto no país, o mais intenso teve classificação 4. Já o nstituto Nacional de Prevenção Sísmica da Argentina apontou três tremores no país, o mais com 5.0.
O Serviço Sismológico, do México, confirmou que o país registrou 18 tremores de terra. O maior teve 4.3 de registro, segundo informações oficiais.