Após o parto, mulher tem leite saindo pela axila; médicos explicam

O leite sai pelas axilas.

ANÚNCIOS

Apenas dois dias após o parto, uma mulher em Portugal disse aos médicos que começou a sentir dores na axila direita.

ANÚNCIOS

Quando os médicos a examinaram, descobriram uma massa “redonda e firme” que surpreendentemente “liberava uma secreção branca quando pressionada”, de acordo com um novo relatório do New England Journal of Medicine.

As autoras do artigo, Dra. Cristiana Marinho-Soares e Dra. Maria Pulido-Valente, ambas do Hospital de Santa Maria de Lisboa, Portugal, perceberam que se tratava de leite materno.

ANÚNCIOS

A mãe foi diagnosticada com polimastia, “uma condição em que o tecido mamário acessório se desenvolve ao longo da antiga crista mamária embrionária”, como explicaram os médicos.

A pesquisa sugere que entre 2% e 6% das mulheres nascem com tecido mamário adicional, que os exames de rotina para câncer de mama precisam estar em dia para a realização dos exames.

Esse tecido adicional cresce como resultado do desenvolvimento embrionário – geralmente na região da axila – quando as células que se tornam glândulas mamárias estão formando uma linha da axila à virilha.

Normalmente, esta “crista mamária” ou “linha de leite” desaparece à medida que o feto se desenvolve, exceto nos locais dos seios, mas às vezes permanece e se forma tecido mamário adicional nesses locais do corpo.

ANÚNCIOS

Em alguns casos, o tecido mamário adicional pode aparecer com mamilos supranumerários, mas mesmo nos casos em que não há mamilo, pode ser possível extrair leite do tecido.

 

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.