O caso ocorreu no dia 5 de outubro, uma segunda-feira, e dois dias depois 7 pessoas da família faleceram. Depois mais uma pessoa faleceu, no dia 9 de outubro, e nesta última segunda-feira, dia 19 de outubro, mais uma pessoa veio a óbito.
O curioso e terrível caso de que 9 pessoas da mesma família faleceram aconteceu na cidade de Jixi, em uma província Chinesa, que fica na região nordeste, chamada de Heilongjiang.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal ‘Global Times’, os familiares faleceram por conta de uma intoxicação alimentar, após comerem um macarrão caseiro.
Ainda segundo o jornal, o alimento é fabricado com farinha de milho fermentada, a qual acabou envenenando a família com um ácido extremamente perigoso chamado de bongkrekic.
O macarrão estava no freezer da família por cerca de 1 ano e foi ingerido por 9 pessoas adultas, as quais faleceram. Três crianças que estavam na casa no momento se recusaram a comer o alimento, porque não gostavam do sabor.
O diretor de segurança alimentar de Heilongjiang, Gao Fei, falou ao jornal “China News Service” que o ácido bongkrekic é fatal, na maioria dos casos, sendo até mesmo resistente em temperaturas altas.
Ainda segundo Fei, as consequências do envenenamento por este ácido podem atingir a diversos órgãos dos seres humanos, como os rins, o fígado, o coração e até mesmo o cérebro.
Nos dias atuais, ainda não existe nenhuma cura para o mesmo, onde uma vez que a pessoa for envenenada, a taxa de mortalidade fica entre 40 a 100%.