A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, forneceu um novo alerta sobre o uso de medicamentos de maneira indiscriminada. Remédios apenas devem ser utilizados sobre prescrição médica e o seu uso descontrolado pode causar problemas gravíssimos, incluindo a morte. Por este motivo, todo o cuidado é pouco quando se trata de medicamentos.
E em meio a pandemia da COVID-19, muitas pessoas não se atentam e acabam se medicando sozinhas para tratar a doença. Contato, isso é extremamente perigoso. E a Anvisa acendeu um alerta sobre o uso do paracetamol.
O paracetamol pode ser utilizado. Porém, é necessário cautela. Alguns efeitos adversos tem acontecido com pessoas que ingerem o medicamento após tomar a vacina da COVID-19. A grande maioria das pessoas buscava se livrar dos sintomas como febre e dores que é comum após a imunização.
Um dos efeitos adversos do paracetamol se utilizado de maneira incorreta é a hepatite medicamentosa.
Os efeitos que a vacina contra a COVID-19 pode causar no corpo devem desaparecer em alguns dias. Caso o contrário, o importante é procurar um médico. Somente um profissional da saúde saberá dar orientações corretas daquilo que deve ser feito.
A Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária está pedindo para que os profissionais da saúde e os pacientes notifiquem qualquer efeito adverso que esteja sendo causado pelo o uso do paracetamol. Dados devem ser fornecidos, como lote de fabricação, data de validade, entre outros.