Quando esperávamos nos livrar de uma pandemia, no cenário mundial surge outra problemática, que vem ganhando espaço lentamente em meio à sociedade. As bactérias resistentes aos antibióticos adentram no corpo humano lentamente e ficam de modo constante, o que é muito perigoso.
Quase três milhões de pessoas são infectadas por essas bactérias todo ano. Dentre essas 3 milhões, 35 mil delas morrem vítimas desses organismos, que são resistentes aos antibióticos. Por isso a importância de fazer uso desse medicamento de forma prudente, apenas com recomendação médica.
As informações são do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, que emitiram um alerta num relatório. A OMS já está em alerta sobre esta questão e recentemente fez um levantamento preocupante.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, por ano morrem em torno de 700 mil pessoas vítimas de infecções. Entretanto, até 2050 esse quadro tem chances de piorar, podendo resultar em mais de 10 milhões de indivíduos virem à óbito por conta das bactérias resistentes.
Vale lembrar que um dos fatores para esses organismos se tornarem resistentes contra antibióticos é justamente o excesso de prescrição aos pacientes. Os especialistas também mencionaram que a utilização desse medicamento na pecuária contribui para essa problemática.
Uma pandemia
Tom Frieden, ex-chefe do CDC, disse que essa onda frenética de disseminação de bactérias deve ser contida o quanto antes, pois, se continuar como está, a situação ficará irreversível. Por isso, é recomendado conter o uso excessivo e muitas vezes desnecessário dos antibióticos