Alguns sinais do corpo podem parecer tão inofensivos e “bobos”, que muitas vezes as pessoas acabam deixando passar, sem se preocupar em investigar o que pode estar causando tais sinais.
No entanto, alguns casos nos mostram que toda atenção é pouca quando o assunto é a saúde. A jovem Maria Sylvia, de 26 anos, usou o TikTok para compartilhar sua história e acabou viralizando na rede social.
Maria descobriu um tipo raro de câncer, que começou a ser notado quando uma mancha marrom surgiu em sua unha. A jovem descobriu o chamado câncer subungueal, ou câncer de unha, que geralmente é marcado por uma mancha que cresce sob a unha.
A jovem conta que percebeu a mancha em 2012 pela primeira vez, mas que não parecia nada grave. Dois anos depois, no entanto, um médico sugeriu que ela procurasse um especialista caso a mancha alterasse de tamanho.
Maria tentou ignorar o problema mas, após insistência de amigos, ela passou por biópsia e descobriu o câncer. O tratamento foi agressivo, com cirurgia para remover uma parte da unha e osso. Após exames, foi confirmado que não havia mais tecido cancerígeno.
Depois de passar pela experiência assustadora, Maria usou sua história para incentivar as pessoas a fazerem exames e procurarem o médico diante de sinais do corpo. “Na maioria das vezes, você provavelmente está bem. Este é um câncer muito raro, especialmente para minha a demografia”, afirmou.
O melanoma de pele é considerado um câncer de tipo agressivo, já que pode se espalhar rapidamente.