Santa Catarina está sob alerta devido à chegada de uma frente fria que promete agitar o estado com temporais e quedas acentuadas de temperatura entre os dias 13 e 15 de maio. A Defesa Civil catarinense emitiu avisos de mar agitado, risco de ressaca, e ventos fortes que podem alcançar até 75 km/h.
Com o deslocamento da frente fria, as regiões enfrentarão chuvas intensas, especialmente no sul do estado, onde os acumulados de chuva podem ser mais significativos. Acompanhando a frente fria, uma massa de ar frio derruba as temperaturas, com mínimas previstas entre 8°C e 14°C durante a semana.
Além do frio, um ciclone extratropical se forma no mar, trazendo ainda mais desafios. As rajadas de vento, que podem superar os valores normais, elevam o risco de destelhamentos e outros danos.
O mar, extremamente agitado, apresentará ondas que podem variar de 2 a 4 metros de altura, dependendo da região, aumentando o perigo para atividades marítimas e costeiras.
Os residentes e visitantes de áreas costeiras e serranas são os mais afetados, sendo aconselhados a evitar esportes náuticos e se manter distantes da orla durante o período mais crítico.
As condições climáticas devem melhorar após a terça-feira, com a atuação de um sistema de alta pressão que trará ar mais frio e seco para o estado, estabilizando o tempo.
A Defesa Civil permanece em alerta e recomenda que a população siga todas as orientações para garantir a segurança durante este período de instabilidade climática. Com os recentes acontecimentos no Rio Grande do Sul a preocupação e o medo estão latentes na população.