Nesta quarta-feira, dia 18 de janeiro, foi anunciado através de canais de comunicação que um adolescente de 16 anos morreu após ter lutado contra uma doença do sono que é incurável. Se trata de uma condição rara de insônia conhecida como ‘Insônia Familiar Fatal’ (FFI).
O jovem enfrentou a batalha contra a doença por 11 meses, mas o seu falecimento acabou sendo confirmado.
De acordo com o que foi informado pelos profissionais da saúde, o adolescente, identificado pelo nome de Vladislav chegou a ficar mais de dez dias sem dormir. E como resultado, o seu corpo não aguentou e faleceu. Ele foi encontrado sem vida pelos seus pais.
A FFI é uma doença que afeta justamente a parte do cérebro que controla o ciclo sono-vigília. Segundo pesquisas, ela afeta apenas dezenas de pessoas no mundo inteiro, se tratando de uma condição extremamente rara.
Por conta da falta de sono, o paciente pode apresentar alucinações e ataques de pânico.
Os sintomas mais comuns são apresentar distúrbios do sono, ter problemas psiquiátricos, perder muito peso e apresentar problemas em ficar de pé. Outros sintomas observados são pressão alta e suor excessivo.
Com o tempo, os sintomas apenas tendem a piorar.
O adolescente começou a apresentar os sintomas em fevereiro de 2022, tendo diversos ataques de pânico sem explicação. Assim que se iniciou o tratamento, seus membros começaram a falhar e ele não fechava mais os olhos durante o sono. O caso aconteceu na Rússia.