O primeiro aniversário da tragédia que resultou na morte de 12 pessoas em um acidente entre uma van e um caminhão na rodovia TO-280, na altura do município de Almas, ocorre nesta quinta-feira (25).
No local do acidente, quatro homens, sete mulheres e um bebê perderam a vida. Em memória das vítimas, uma missa será realizada na cidade para familiares e amigos.
As vítimas estavam retornando de um atendimento médico quando o acidente ocorreu. Na época, o motorista foi detido em flagrante por homicídio, mas foi posteriormente liberado.
Em maio, o Ministério Público apresentou acusações formais, e atualmente, o caso está sob análise judicial. As vítimas foram identificadas como:
- Deliana Rodrigues dos Santos, 29 anos;
- Lucilene Ferreira Folha, 55 anos;
- Jailma Ramalho Costa, 20 anos;
- Antonia Fernandes Crisostomo, 58 anos;
- Emilena Pinto de Oliveira, 37 anos;
- Luciano Antônio de Almeida, 53 anos;
- Marcilene Aparecida de Andrade, 56 anos;
- Joaquim Pereira Valadares, 65 anos;
- Wesley Ferreira Folha, 31 anos;
- Jordana Guedes Dias, 21 anos;
- Rute Guedes Dias, bebê de 4 meses;
- João Batista de Oliveira, 68 anos.
Passado um ano, as filhas de Joaquim e Antonia expressam frustração devido à demora no agendamento do julgamento, destacando que a dor da perda de seus pais continua persistente.
“O sentimento de dor que não passa, né? Que nunca vai passar. E saudade que só aumenta a cada dia. [O motorista] tem que estar preso. Se ele teve culpa, tem que pagar“, ressaltou a filha Miguelanes Crisóstomo.
Devido ao seu tamanho reduzido, a comunidade local tinha familiaridade com as vítimas, e desde aquele momento, a ausência desses amigos e familiares permanece viva na memória dos residentes.
Uma missa será realizada na igreja de Almas como uma forma de homenagear e lembrar essas pessoas. Como aconteceu o acidente:
O incidente ocorreu aproximadamente às 20h40 do dia 25 de janeiro de 2023, no quilômetro 290 da rodovia TO-280. Do total de vítimas, 12 perderam a vida no local do acidente.
Aristides Curcino dos Santos, 68 anos, e Suel Martins de Oliveira, 36 anos, foram encaminhados para o hospital de Porto Nacional e Natividade.
Na ocasião, testemunhas relataram às autoridades que o caminhão tentava realizar uma ultrapassagem quando colidiu frontalmente com a van, que transitava na faixa oposta. O motorista foi autuado por homicídio culposo e lesão corporal.