Esta planta tem inúmeros nomes pelo Brasil afora já que é possível encontrá-la em diversas regiões já que é adaptada a vários tipos de solo e nasce com muita facilidade. Além disso, é uma planta perene que tem um ciclo de vida bastante longo.
Um estudo publicado pelo Jounal of Oncology aponta que o extrato da folha desta planta reduziu o número de células cancerígenas da mama e da próstata. E os benefícios não param por aí.
Estamos falando do dente-de-leão. Além de ajudar com a prevenção do câncer o consumo desta planta ajuda a proteger o fígado, previne doenças do coração, ajuda a controlar a diabetes, acaba com a fraqueza do corpo, controla o colesterol e os triglicerídeos altos, dentre outros benefícios.
O dente-de-leão pode ser consumido de diversas maneiras como: chá, suco ou na forma natural. O mais comum é que se consuma o chá da planta.
Para fazer o consumo do dente-de-leão, pode-se usar a raiz ou as folhas da planta. Caso deseje, pode-se misturar com outras ervas.
Para preparar o chá é bem simples basta ferver 200ml de água filtrada e assim que estiver fervendo desligue o fogo e adicione 2 colheres de chá de raiz de dente-de-leão triturada ou em pó.
Deixe a mistura repousar por 10 minutos, depois é só coar e deixar esfriar um pouco. O ideal é que tome o chá duas vezes ao dia por uns 15 dias. Caso tenha problemas gastrointestinais, consumir o chá antes das refeições.