Embora esse assunto seja um pouco “nojento”, é melhor você não ignorar, pois sua saúde poderá está sendo negligenciada. O assunto em questão é a respeito do catarro.
É comum que durante o inverno, com a temperatura diminuindo, o número de doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriados e gripes aumentem.
Dessa forma, ocorrências graves como é o caso de infecções respiratórias e pneumonia podem ser registradas pelo sistema de saúde.
Entre vários sintomas, o mais comum é o espirro e tosse, além do catarro. O catarro nada mais é que uma secreção que se forma na região interna das vias aéreas, ou até mesmo do pulmão após uma infecção.
A cor dessa secreção pode indicar a respeito da saúde das vias respiratórias.
Catarro com sangue ou avermelhado
Um sinal de bronquite é quando o catarro está com um tom avermelhado ou com sangue. Entretanto, o ideal é consultar um médico, pois em casos de maior gravidade pode estar indicando uma pneumonia, tuberculose ou câncer.
Catarro cinza ou branco
Quando a secreção tem essa tonalidade, o indicativo é de que existe uma inflamação das vias respiratórias superiores. Sendo assim, é possível que surja casos de sinusite, asma ou gripe. Isso acontece quando os seios nasais se tornam cheios demais e por isso começa a fazer uma drenagem para a garganta. Consumir mais de dois litros de água diariamente auxilia na eliminação do excesso de secreção.
Catarro transparente
Quando o nosso organismo está saudável é comum que essa secreção esteja transparente.
Catarro marrom
A secreção nessa cor costuma aparecer em fumantes ou naqueles que trabalham em locais empoeirado ou com muita poluição. Existe uma pneumonia que é provocada por um fungo e essa cor na secreção pode ser um indicativo. Procure um médico.
Catarro verde ou amarelo
Uma infecção nas vias respiratórias ou nos seios nasais é responsável por deixar a secreção em uma dessas cores.
Catarro com cheiro ruim
O odor na secreção pode estar indicando uma infecção respiratória.