9 marcas de azeite têm venda proibida acusadas de adulteração, saiba quais são

A decisão do Ministério segue uma investigação deflagrada pela Polícia Civil. Saiba quais são as marcas.

ANÚNCIOS

Quem vai ao mercado na esperança de comprar azeite extra virgem sabe como pode ser a frustração de pagar caro e não ter o produto prometido. Algumas marcas acabaram proibidas de serem comercializadas em decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

ANÚNCIOS

A decisão do Ministério segue uma investigação deflagrada pela Polícia Civil do Espirito Santo que, na última semana, foi capaz de desarticular um esquema de adulteração de azeite de oliva extra virgem com a adição de óleo de soja.

As marcas alvo das investigações e impedidas de serem vendidas são: Serra das Oliveiras, Porto Valência, Serra de Montejunto, Torezani (Premium), La Valenciana, Flor de Espanha, Donana (Premium), Conde de Torres, Casalberto.

ANÚNCIOS

A decisão afeta diretamente supermercados e estabelecimentos com estoque dos produtos, que deverão informar as autoridades sobre a quantidade de produtos, para que sejam conduzidos ao descarte apropriado. O não cumprimento pode render multa.

Para o consumidor final, basta ficar atento às prateleiras dos mercados e procurar não consumir as marcas alvo de investigação. Azeites que possuem óleo de soja em sua composição devem ser comercializados com essa informação no rótulo, deixando claro que trata-se de azeite misto.

Azeites com misturas mas que trazem “extra virgem” no rótulo estão agindo de forma contrária ao que determinam as autoridades competentes brasileiras neste aspecto, podendo ser alvo de investigação e sanções de acordo com aquilo que determina a justiça.

Como consumidor, fique atento aos produtos consumidos.

ANÚNCIOS

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.