Todos sabem que o cigarro pode causar câncer de pulmão, câncer de boca, câncer na garganta e uma série de outros problemas como enfisema por exemplo, mas existem algumas doenças e condições causadas por este hábito que muitos desconhecem.
Um comunicado da Organização Mundial da Saúde alerta os fumantes explicando que a maioria deles não sabem sobre doenças específicas causadas pelo cigarro além do câncer de pulmão, inadvertidos de que fumar causa também problemas circulatórios, infarto e outras doenças.
Existem algumas doenças das quais os fumantes são advertidos pelas embalagens de cigarro aqui no Brasil. Esta medida está em vigor e alerta fumantes de males trazidos pelo cigarro, tais como:
- Envelhecimento precoce;
- Perda do bebê e parto prematuro;
- Enfisema;
- Câncer de pulmão;
- Impotência sexual;
- Trombose e gangrena;
- Câncer de boca, língua e esôfago;
- Cegueira;
- Infarto e outras doenças do coração.
Mas esta lista está incompleta, pois não inclui algumas condições a mais que o cigarro pode trazer para quem fuma. Além das doenças supracitadas o cigarro pode ainda causar:
- Osteoporose;
- Perda auditiva;
- Hérnia de disco;
- Úlcera gástrica;
- Demência;
- Bronquite.
Parar de fumar pode exigir um esforço tremendo, já que a nicotina, substância presente em abundância no fumo, causa dependência tanto psicológica quanto química. O corpo se acostuma com a presença da substância no sistema nervoso e passa a precisar dela para funcionar normalmente.
Se você deseja parar de fumar saiba que existem programas do Ministério da Saúde que podem te ajudar, fornecendo ansiolíticos e adesivos de nicotina que vão reduzindo progressivamente com o andamento do tratamento.