As inflamações que ocorrem em nosso corpo são respostas naturais que o organismo dá quando sofremos algum tipo de infecção por bactéria, vírus ou fungo. Entretanto também existem aquelas que são consequência de uma lesão por alguma queda. Na tentativa de reparar as células da região, o corpo produz substâncias que inflamam o corpo causando dor.
Nas farmácias é muito fácil encontrar remédios anti-inflamatórios, que aliás são muito usados pelos brasileiros, mas deve-se atentar que este tipo de medicamento não deve ser usado de maneira descontrolada e sem supervisão médica já que podem interferir em outros órgãos do corpo.
Felizmente, existem alternativas que são naturais e são mais simples na hora de consumir. Vamos apresentar três chás que possuem substâncias anti-inflamatórias e que podem ser consumidos com mais tranquilidade.
Chá de cravo da índia
O chá de cravo da Índia possui uma substância chamada eugenol que ajuda a diminuir a dor e também a inflamação. Além desta finalidade é muito usado para tratar dores de garganta. O preparo é bastante simples e irá precisar apenas de 10 unidades de cravo da índia e uma xícara de água.
Basta colocar o cravo e a água para ferver por cerca de 6 minutos. Assim que esfriar, tomar 3 vezes ao dia ou para dor de garganta fazer gargarejo.
Chá de funcho
O chá de funcho possui substâncias como anetol, estragol e alcânfora. Elas atuam como anti-inflamatório e analgésico. Para preparar o chá você vai precisar de uma colher de semente de funcho e uma xícara de água quente. Basta misturar as sementes à água quente e esperar de 15 a 20 minutos para esfriar. Após coar, beber 20 minutos antes da refeição principal.
Chá de Arnica
Muito conhecido por sua ação anti-inflamatória externa, o chá de arnica não deve ser ingerido já que possui propriedades tóxicas. O chá de arnica deve ser usado para as dores musculares e nas juntas. A receita é clássica e muito conhecida pelos nossos avós. Para o preparo basta misturar uma colher de flores (secas) de arnica em 250 ml de água fervendo. Deixe esfriar um pouco e após coar aplique ainda morno sobre a região dolorida. Repita de 2 a 3 vezes por dia