Xuxa Meneghel recebeu uma ordem de indenização por parte da Justiça. Ela deverá ter que indenizar em cerca de 65 milhões o empresário Leonardo Soltz, sendo o responsável por criar os personagens da ‘Turma do Cabralzinho’.
A determinação foi feita pela juíza Flávia Viveiros de Castro, da 6ª Vara Cível, e a empresa de Xuxa, ‘Xuxa Promoções e Produções Artística’ terá que arcar com as consequências estabelecidas pela Justiça.
O empresário alega que Xuxa teria se apropriado de seus personagens ao lançar ‘Turma da Xuxinha descobrindo o Brasil’. O processo está na Justiça desde meados de 2004.
De acordo com Soltz, a apresentadora teria se apropriado de forma indevida de seus personagens que foram idealizados por ele para comemorar os 500 anos da descoberta do Brasil.
Ele revelou que chegou a oferecer a sua criação para a ré, que negou ter interesse no assunto. Porém, pouco tempo depois, a empresa teria criado a Turma da Xuxinha, usando os mesmos personagens.
Em sua defesa, a produtora disse que não ocorreu plágio e que os seus personagens são próprios. A ré se negou a dizer que usou os mesmos personagens criados pelos autores. Contudo, a magistrada concluiu que houve plágio, o que resultou na multa.
“A parte ré utiliza-se de manobras pouco éticas”, disse a juíza, ao falar sobre o assunto e expor mais sobre a situação entre Xuxa e o empresário.
Até o momento, não se tem um pronunciamento oficial por parte da apresentadora. A empresa de Xuxa pode recorrer.