Se você já acordou no meio da madrugada e não conseguia mexer o seu corpo, saiba que existe uma explicação para essa sensação terrível. O nome desse acontecimento é ‘paralisia do sono’. Hoje vamos falar sobre a paralisia do sono que atinge a muitas pessoas. Isso é um transtorno que acontece depois de acordar ou em um momento em que está tentando pegar no sono e fica impedido de mexer o corpo, mesmo quando sua mente ainda encontra-se acordada.
Isso ocorre pois durante o sono, o cérebro relaxa todos os músculos do corpo e os mantém imóveis para que se possa conversar a energia. Quando isso acontece um problema entre a comunicação entre o corpo e o cérebro quando está dormindo.
Durante cada episódio é possível que ocorra alucinações, como enxergar pessoas ao seu lado deitado ou até mesmo escutar barulhos estranhos, porém isso só ocorre por conta do excesso de ansiedade e medo provocando pela falta de controle próprio corpo.
Embora possa ocorrer em qualquer faixa etária, é bem mais comum em adolescente e jovens adultos, na faixa etária entre os 20 a 30 anos de idade.
A paralisia do sono é um problema que as pessoas possuem pouco conhecimento sobre ele que some sozinho depois de alguns segundos ou até mesmo minutos. No entanto, há uma maneira de sair mais rápido desse estado quando alguém toca na pessoa que está em paralisia do sono ou quando o indivíduo consegue raciocinar de maneira lógica no instante em que percebe que o corpo está paralisado e direciona toda a sua energia para conseguir movimentar-se.
Aprenda como prevenir
É muito mais frequente em pessoas que possuem maus hábitos de sono, e devido a isso, para que seja evitado esses episódios é recomendado que a qualidade do sono seja melhorada.
Sinais de que você está sofrendo com a paralisia
Não conseguir mexer o corpo mesmo estando supostamente acordado;
Sentir uma sensação de falta de ar;
Angústia e medo;
Sensação de estar caindo ou flutuante sob o próprio corpo
Embora possa ocorrer outros sintomas mais preocupantes, como a falta de ar ou a sensação de estar flutuando, a paralisia não é perigosa e nem coloca a vida em risco.