Em tempos de pandemia da Covid-19, qualquer alerta sobre um outro vírus mortal não deve ser ignorado, afinal de contas o novo coronavírus mudou a história da humanidade e mostrou o quanto o mundo estava despreparado para enfrentar tal desafio.
De acordo com as informações repassadas pelo porta de notícias online do jornal Metrópoles, a prefeitura da cidade de Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul, emitiu um alerta que gerou uma grande preocupação.
A princípio o alerta é para os agentes de saúde sobre um vírus raro e mortal para que acaba infectado. No Brasil até então não há nenhum confirmado, porém, infecção do vírus de Marburg (MVD), causa uma doença altamente infecciosa, que provoca febre hemorrágica.
Os agentes foram instruídos à colocar em quarentena qualquer indivíduo que apresentarem os sintomas do Marburg, para evitar uma possível proliferação do vírus.
O vírus faz parte da cepa da família do Ebola, um dos vírus mais temidos do mundo e considerado pela OMS como uma doença de alta periculosidade, inclusive na lista de possíveis pandemias pós-Covid-19. Os sintomas iniciais são febre, enxaqueca e mal-estar.
Vale ressaltar que não há motivos para a população entrar em pânico, segundo a Secretaria de Saúde de Campo Grande, tal orientação é considerada de praxe e serve para orientar os agentes de saúde para melhorar o atendimento a população sem deixar de prestar atenção em sintomas que podem vir a ser de uma doença infecciosa.