Ainda há muitos mistérios sem explicação em torno do desaparecimento do submarino Titan, que estava realizando uma missão turística para explorar os destroços do Titanic.
No entanto, na terça-feira (20), foram revelados os nomes do piloto e dos quatro passageiros que estavam a bordo do submersível pertencente à empresa Ocean Gate.
O incidente ocorreu na manhã da última segunda-feira (19), quando o submarino descia a uma profundidade de 3,8 quilômetros, a cerca de 600 km da costa do Canadá, no Oceano Atlântico.
O submarino Titan, deixou de emitir sinais e não houve mais comunicação com os cinco tripulantes que estavam a bordo. O submarino foi construído pela empresa Ocean Gate, com capacidade máxima para cinco pessoas e realizava uma expedição turística aos destroços do famoso navio Titanic que naufragou no dia 14 de abril de 1912.
Nesta quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que destroços foram encontrados nas proximidades de onde o Titanic repousa no fundo do mar que podem ser do Titan.
Os especialistas, no entanto, possuem suas conjecturas. O submarino pode estar localizado no fundo do oceano, flutuando na superfície ou até mesmo ter sofrido uma implosão devido à pressão exercida pela coluna de água. Confira o vídeo a seguir.
De acordo com a OceanGate, a empresa privada responsável pela operação do passeio, os suprimentos de oxigênio da embarcação estão previstos para se esgotarem no início da manhã de quinta-feira.
Para assistir ao vídeo CLIQUE AQUI!
Estavam a bordo do Titan:
- O bilionário britânico Hamish Harding, de 59 anos;
- O bilionário paquistanês Shahzada Dawood, de 48 anos e seu filho Suleman de 19 anos, que também estavam a bordo do submarino desaparecido.
- Stockton Rush, CEO da própria Ocean Gate, empresa que construiu o submarino e que é a responsável pela expedição aos destroços do Titanic;
- Paul-Henry Nargeolet, de 77 anos, capitão da expedição que é considerado um dos maiores especialistas do mundo sobre os destroços do Titanic.
Sem contato
De acordo com os responsáveis pelo passeio turístico nas profundezas do oceano, o submarino perdeu totalmente o contato mais ou menos na metade do percurso.
“Lá embaixo é completamente escuro. É extremamente frio. O leito marinho é de lama e ondulado. Não se consegue ver a mão na frente do seu rosto”, disse Tim Maltin, um especialista no naufrágio e nos destroços do Titanic.
As chances de resgatar a tripulação com vida são cada vez mais escassas.