O estado de São Paulo vive uma grande crise de segurança pública e se torna cada vez mais alvo dos olhos atentos das câmeras de segurança. Isso porque os crimes cometidos por policiais militares tem sofrido um aumento de denúncias.
Embora os números de crimes não caia, a brutalidade policial aumenta. Um novo caso tem gerado revolta, depois que um policial disparou contra as costas de um motociclista. O homem era suspeito de ter roubado a moto que conduzia.
Imagens de câmeras de segurança mostram que o homem é alvejado por pelo menos um tiro, disparado pelas costas, enquanto já sinalizava que pararia a moto. Depois, já descendo da moto, o homem leva outro tiro a queima-roupa.
A vítima foi levada ao Hospital Tide Setúbal, mas não resistiu. O policial que efetuou os disparos foi preso em flagrante e a PM abriu um Inquérito Policial Militar para apurar o caso. A SSP confirmou que o caso foi registrado no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa.
O grande desafio para o governo de São Paulo agora é encontrar o balanço para manter o rigor policial, mas também respeitar as leis. O caso tem gerado revolta porque nas últimas semanas diversas imagens mostrando violência policial tem surgido na rede.
O número de pessoas mortas por disparos policiais aumentou este ano. Só nos 7 primeiros meses do ano, foram 435, contra 358 em todo o ano de 2019.
Assista ao vídeo: