Na manhã desta quinta-feira (22), começou a circular nas redes sociais alguns vídeos que mostram barracas sendo desmontadas em frente ao QG de Brasília. Não se sabe ao certo o que teria motivado o recuo do grupo, mas alguns fatores podem estar influenciando a decisão.
Há poucos dias atrás, um homem fardado esteve no local e solicitou a retirada das barracas afirmando que a determinação partia do Exército. As Forças Armadas chegaram a negar a ordem, mas a confusão foi instaurada.
Além disso, existe também fatores familiares e a aproximação dos feriados de fim de ano. As reivindicações do grupo eram, em poucas palavras, inconstitucionais e criminosas. O fracasso das manifestações era garantido, a não ser que o Exército de fato forçasse um golpe contra o Estado.
No vídeo a seguir você pode conferir mais detalhes do ocorrido.
GRAVÍSSIMO: bolsonaristas desmontando as barracas do QG de Brasília 🤣 pic.twitter.com/mlhROhOdJV
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) December 21, 2022
A verdade é que as manifestações contra o resultado das urnas vem se estendendo desde o dia 30 de outubro. Na madrugada pós-eleições, grupos bolsonaristas começaram a bloquear rodovias.
Após ação das policias, os grupos se reorganizaram em acampamentos pelo país, sempre diante de prédios militares. Em Brasília se concentrava o maior número de pessoas, pedindo por intervenção militar.
As manifestações já duram quase dois meses e naturalmente existem as limitações físicas e emocionais de todos os envolvidos. Não foi confirmado o que realmente motivou a retirada das barracas, mas segundo a manifestante que fez as imagens, é observado a desistência de muitos integrantes do grupo.
Entre bolsonaristas “influenciadores”, aqueles com grande alcance nas redes sociais, também se amplia o sentimento de cansaço e frustração.