De forma recente, nesta última sexta-feira, dia 20 de dezembro, foi preso Roque Saldanha, locutor e ex-candidato a deputado federal por Minas Gerais. A sua prisão foi por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
E no momento, se trata da segunda vez que ele foi detido a pedido do magistrado, pois ele está sendo investigado por articular atos criminosos contra o Estado Democrático de Direito.
Mas, afinal, quem é ele?
Saldanha, que se autointiula ‘a voz de trovão do Brasil’, é natural de Carlos Chagas, em Minas Gerais, e foi candidato ao cargo de deputado federal pelo partido PSC em meados de 2022, mas não conseguiu se eleger.
Roque se declara como alguém de direita e se identifica com a ‘bancada da bala’. Nas redes sociais, ele costuma promover atos violentos contra ministros do STF e outros políticos.
Primeira prisão e outros detalhes
A primeira prisão ocorreu em meados de janeiro de 2023, sob a acusação de ter incentivado golpes e violência contra instituições democráticas. No final do mesmo mês, ele foi liberado após ter cumprido medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e restrição de deslocamento.
Entretanto, Saldanha descumpriu as ordens judiciais ao romper a tornozeleira eletrônica. Além disso, provocou o STF ao publicar um vídeo desafiando o ministro Alexandre de Moraes, proferindo ofensas graves e questionando sua autoridade. “Tornozeleira no c*”, disse ele.
Sobre as investigações
Atualmente, um processo segue em tramitação no STF, no qual, é dito que Saldanha utiliza de sua presença nas redes sociais para perturbar a ordem democrática, incitando atos violentos.
E agora, após novas provocações, ele foi preso novamente. Saldanha também chegou a quebrar a tornozeleira elétrica que estava obrigado a usar e declarou que Moraes não seria ‘homem’.