Após as cenas de depredação na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (08), autoridades buscam responsáveis. Os fatos devem ser alvo de CPI pela câmara de Brasília, e também são alvo de investigações da Polícia.
Na tarde desta terça-feira (10), um pedido pelo bloqueio de contas de Bolsonaro foi feito pelo sub-procurador geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas de União (MPTCU), Lucas Rocha Furtado.
O pedido foi encaminhado ao ministro Bruno Dantas, presidente do TCU, e cita ainda o governador afastado do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e do ex-secretário de segurança do estado, Anderson Torres.
Segundo o documento, o pedido visa garantir que os valores sejam ressarcidos aos cofres públicos. Isto é, o sub-procurador entende que o prejuízo dos danos deve ser cobrado aos três e ainda cita outros financiadores no pedido.
O ato, que se converteu em depredação, vinha sendo convocado há dias pelas redes sociais. Por conta disso, o governador afastado e o ex-secretário de segurança estão sendo acusados de ter falhado em garantir a segurança.
Além disso, como os radicais se identificam como apoiadores, e o próprio ex-presidente sempre defendeu como legítimos os atos até então, o ex-presidente também é apontado como um dos responsáveis.
O pedido pode ou não ser acatado, a depender do que determinar as autoridades. Bolsonaro segue nos Estados Unidos, onde foi internado após sentir fortes dores abdominais, mas já adiantou que deve antecipar o retorno ao Brasil.