STF encaminha R$ 60 milhões para combate a crise no Rio Grande do Sul

Governador do estado confirmou informação.

ANÚNCIOS

A crise enfrentada pelo Rio Grande do Sul tem mobilizado não apenas voluntários, mas também as autoridades por todo o país. Nesta quarta0feira (08/05), por exemplo, foi confirmado o repasse de R$60 milhões do STF ao estado.

De acordo com as informações, o valor será repassado à Defesa Civil do estado e tem como origem penas pecuniárias e multas aplicadas pelo Supremo. O governador do estado, Eduardo Leite, confirmou o repasse.

ANÚNCIOS

Pelo twitter (X), Leite informou que havia recebido a informação do próprio presidente do STF, Luís Roberto Barroso. “O Rio Grande do Sul agradece por esse importante apoio, que será utilizado de maneira responsável e transparente pelo governo”, afirmou.

A enchente que atinge o estado já afetou milhares de pessoas. O número de mortos já passa de 100, enquanto o número de desaparecidos é de 128, segundo dado mais recente divulgado pelas autoridades.

ANÚNCIOS

Ainda segundo balanço das autoridades estaduais, cerca de 1,4 milhão de pessoas já foi afetada. 417 municípios do estado sofreram algum nível de prejuízo por conta do volume das águas, estima-se que mais de 160 mil pessoas estejam desalojadas e 66 mil abrigadas.

O Supremo Tribunal Federal também suspendeu o prazo de ações que envolvam o estado, entendendo que não é possível garantir que os processos ocorram dentro dos procedimentos legais diante das circunstâncias.

Para doações, o mais recomendado é procurar canais oficiais. As páginas do governo do estado do RS tem divulgado canais confiáveis para realização de doações.

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.