O Rio de Janeiro é um dos estados que mais bate record de temperaturas na casa dos 40º C. Ainda este ano, uma forte onda de calor invadiu a ‘cidade maravilhosa sendo responsável por altas sensações térmicas.
No dia 17 de dezembro, o show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro terminou na morte de uma jovem estudante de apenas 23 anos. O laudo da necropsia apontou a causa da morte como exaustão térmica, entenda o que é.
A exaustão térmica causada pelo calor é uma perda excessiva de sair e líquidos, dando lugar a uma diminuição do volume de sangue. No dia do evento, ela e todo o público enfrentava sensação térmica de pelo menos 40º C.
Em um relato de sua amiga, a jovem teria desmaiado durante a apresentação e foi socorrida por seguranças que ajudaram ela a levar Ana para o pronto atendimento.
Este é um dos sintomas da exaustão, além de vômito, tontura, dores musculares e de cabeça, diminuição da pressão arterial e frequência cardíaca e respiratória sofrerem uma aceleração.
Encaminhada para um hospital, a jovem já estava em quadro de choque cardiovascular e os pulmões comprometidos que evoluíram para a morte súbita.
O corpo da jovem também foi submetido a exames toxicológicos que não apontaram presença de álcool e nem de substâncias tóxicas, o que descarta essa possibilidade.
A jovem foi velada com a ajuda financeira de outros fãs da cantora, pois segundo relato de sua mãe nas redes sociais, ela não teve nenhum amparo da equipe da famosa.