Você já reparou que em algumas pessoas às vezes aparecem bolinhas de cheiro muito ruim na garganta? Muita gente não sabe o que são essas massinhas, que geralmente surgem esbranquiçadas ou amareladas.
O nome científico dado a esse tipo de bolinha é cáseo amigdaliano. Elas aparecem na parte posterior da boca e não devem ser estouradas, pois seu cheiro é muito forte e pode ficar impregnado na boca.
Os cáseos podem sumir a qualquer momento, pois há possibilidade de que a pessoa o engula sem nem mesmo perceber. Essa massinha nada mais é do que placa bacteriana mais densa.
Trata-se de uma mistura de micro-organismos, células descamadas da mucosa bucal, resíduos alimentares e proteínas salivares. Um dos fatores que mais fazem com que haja o surgimento das bolinhas é a falta de limpeza adequada da boca.
Outro fator que causa cáseos é um menor fluxo de salivação. Quando a saliva circula em menor quantidade, é comum que essas bolinhas apareçam.
O recomendado para quem tem esse problema é fazer 2 ou 3 gargarejos com água morna e sal por dia até que ele desapareça. Entretanto, quando os cáseos não somem, existem casos em que uma cirurgia para a retirada das amigdalas é necessária.
Entre os principais sintomas que chegam com o surgimento das bolinhas são dores ao engolir, mal hálito, dor de garganta e inchaço nas amígdalas. Caso esse problema persista, procure um médico para que ele diga o melhor tratamento.