Os papais e mamães de todo o mundo viveram um terror na web recentemente, a temida Momo aterrorizou crianças por todo o mundo com desafios perigosos, inclusive invadindo filmes e programas infantis no YouTube.
Agora, com esse terror praticamente eliminado nas redes, surge um tão assustador quanto. A Polícia Civil do estado de Santa Catarina, divulgou um alerta a todos os papais de crianças e adolescentes do país: o Homem-Pateta. Esse personagem de aparência aterrorizadora está sendo um grande perigo no Facebook, maior rede social mundial.
Alguns perfis na rede social atribuídos com o nome de Jonathan Galindo, estão assustando os menores de idade com mensagens que podem induzir a prática do suicídio, além de produzirem conteúdo assustador.
As pessoas que são relacionadas como responsáveis por esse perfil usam uma foto principal com a imagem de uma pessoa usando uma máscara, que imita o Pateta, dos estúdios Disney. Porém, a máscara não reproduz fielmente o famoso e adorável cachorro, e sim aparece de forma deformada e bastante assustadora.
Segundo informações da Polícia Civil do estado, esse perfil começou no ano de 2017 em países de origem espanhola, com maior destaque em terras mexicanas. Porém, já começaram a propagar perfis em língua portuguesa aqui no Brasil. Sendo assim, esse caso serve para que os papais e as mamães redobrem a atenção nas redes e, se possível, moderem o conteúdo que eles possam ter acesso.
O alerta da Polícia tem como intuito chamar a atenção dos responsáveis pelas crianças sobre qual o conteúdo que eles têm consumido nas redes sociais, principalmente no Facebook e demais redes sociais.
Patrícia Zimmermann D’Ávila, delegada de SC, conta que deixar uma criança ou adolescente sozinhos navegando na internet é o mesmo que os deixar abandonados nas ruas, pois eles podem estar suscetíveis a perigos e ameaças reais.
CVV
O CVV – Centro de Valorização da Vida dá apoio emocional e prevenção ao suicídio. Procure ajuda através do número 188, caso precise de ajuda ou precise prestar auxílio a um conhecido.