Um adolescente de 16 anos perdeu a vida de uma maneira sofrível, após ter ingerido soda cáustica por engano, o caso aconteceu na cidade de Guarulhos, localizada no litoral do estado de São Paulo.
De acordo com os familiares do adolescente ele teria pedido água para beber em um comércio e teria recebido uma garrafa com soda cáustica, assim que ele ingeriu o produto químico ele começou a passar mal.
As investigações apontam que a vítima identificada como Heitor Santos Poncidonio, bebeu a soda cáustica no dia 1º de dezembro, de 2022, ele foi socorrido e internado às pressas em estado grave.
Entretanto, após 12 dias de internação ele recebeu alta hospitalar, a família afirmou que estranhou a liberação de Heitor pelos médicos pois ele estava bastante debilitado, magro e não conseguia comer.
No último sábado (7), Heitor voltou a se sentir muito mal e precisou de atendimento em outro hospital, no último dia 9 de janeiro ele morreu logo depois de passar por um exame de endoscopia, e segundo uma familiar do adolescente ele saiu da sala de exames precisando de reanimação.
Heitor teria sido levado para uma sala de emergência onde uma equipe médica tentou reanimá-lo, mas sem sucesso.
Segundo o Hospital Santo Amaro, quando Heitor deu entrada na unidade de saúde no dia 12 de dezembro ele apresentava lesões compatíveis com a ingestão de soda cáustica.
O laudo do Instituto Médico Legal (IML) aponta que a morte ocorreu devido a uma esclerose esofágica (varizes no esôfago, que podem vir a sangrar, causar hemorragia e levar a óbito).
O caso é investigado pela 2ª DP de Guarujá, o comerciante negou que tenha dado a soda cáustica para o adolescente.