Quando a chuva cai é como se tudo fosse renovado, os pastos ficam mais verdes, as ruas limpas, as árvores mais bonitas, só que em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, não foi isto que aconteceu.
Moradores afirmam que caiu uma ‘chuva preta’ na região e deixou tudo ainda mais sujo. As pessoas coletaram água e mostraram que a mesma estava com a coloração escura e que isto poderia poluir os rios na região.
Especialistas disseram que este fenômeno pode ter sido causado por causa das queimadas que estão há dias castigando o Pantanal. Satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostra que há uma enorme mancha branca de fumaça devido aos incêndios no Pantanal e esta ‘nuvem’ está alcançando até os países vizinhos.
A Somar Meteorologia também acredita que a ‘chuva preta’ no Rio Grande do Sul seja resultado dessas queimadas. Seria como se a chuva ‘lavasse a atmosfera’ e a água suja cai aqui na terra. A fuligem deixa a chuva com a cor mais escura e a população realmente precisa tomar cuidado.
O vento sopra a fumaça dos incêndios para o Rio Grande do Sul e a chuva resulta nesta água escura que cai e assusta a todos. Neste ano de 2020 os incêndios no Pantanal aumentaram mais de 200% em relação ao mesmo período do ano passado.
Reinaldo Azambuja, governador do Mato Grosso do Sul, decretou situação de emergência, pois a situação é grave e estão sendo traçados planos para tentar combater o fogo.