Uma jovem francesa foi visitar o Museu de Orsay, em Paris, mas logo na entrada foi barrada. A justificativa é de que ela não poderia entrar no local devido ao seu decote. Revoltada, a jovem postou uma foto em seu perfil no Twitter mostrando a todos a roupa que estava usando durante o ocorrido.
Uma funcionária do museu teria inclusive sugerido à estudante que ela vestisse um casaco para cobrir seu colo e, assim, poderia entrar sem problema.
No Twitter a jovem se identifica como Jeanne e conta que tal situação não passa de uma hipocrisia por parte das pessoas, principalmente devido ao fato do próprio centro cultural expor quadros de mulheres sem roupa.
Na postagem, ela ressalta que o museu tem esculturas e fotos de mulheres nuas. Logo, a estudante não vê motivo algum em visitar o local usando um simples decote.
Lettre ouverte @MuseeOrsay
Ci-joint la robe de la discorde (photo prise quatre heures plus tôt) pic.twitter.com/FTIXQKsdRZ
— Tô’Liên (@jeavnne) September 9, 2020
Quando a funcionária a aconselhou para que usasse um casaco, a francesa alegou que não faria isso “para não se sentir reduzida apenas ao seu peito”.
Jeanne alega que, se usasse o casaco, seria uma derrota muito grande e que se sentiria mal por agir dessa forma. Entretanto, como queria muito visitar o museu, acabou colocando o casaco e finalmente foi autorizada a entrar.
Nous avons pris connaissance d'un incident survenu avec une visiteuse lors de son accès au musée d'Orsay.
Nous le regrettons profondément et présentons toutes nos excuses à la personne concernée que nous contactons. pic.twitter.com/wLO6aJpiUN
— Musée d'Orsay (@MuseeOrsay) September 9, 2020
Após o desabafo da estudante no Twitter, a direção do espaço cultural se pronunciou a respeito através de uma nota e lamentou o ocorrido. Além disso, a instituição entrou em contato com Jeanne para esclarecer tudo e pediu desculpas pela humilhação.