Em Houston, nos Estados Unidos, um menino de apenas 8 anos de idade morreu após ser diagnosticado com uma ameba conhecida como ‘comedora de cérebro’ e especialista faz alerta que a população na região deve tomar cuidado principalmente com lagos e riachos, evitando nadar nesses locais.
Josiah McIntyre reclamou primeiramente de que estava com a cabeça doendo, depois começou a vomitar e ainda apresentou febre, então foi levado para um hospital localizado no Texas, mas acabou vindo a óbito.
A CBS informou que a morte de Josiah McIntyre serviu para deixar a população e as autoridades ainda mais preocupadas, mas o problema pode ser maior do que se imagina, já que o abastecimento de água de várias cidades pode ter sido comprometido.
Toda população que hoje é atendida pela companhia de água Brazosport Water Authoriy recebeu um aviso da Comissão de Qualidade Ambiental do Texas informando sobre os cuidados que se precisa ter.
O comunicado avisa que ninguém deve fazer uso da água, já que foi encontrada a presença da ameba Naegleria Fowleri. Na casa do menino que veio a óbito, especialistas fizeram uma varredura e encontraram a ameba em uma mangueira com água.
O CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, informou que esta ‘ameba comedora de cérebro’ é encontrada com certa facilidade em lagos com água mais quente, rios e até mesmo no solo de algumas regiões.
Piscinas que não são bem cuidadas também podem se tornar um foco para esta ameba e a dica para toda população é de que ferva a água para ser consumida.